- visualizações

Fotografia que denuncia maus-tratos a animais em circos ganha importante prêmio internacional

Prêmio ajuda a dar notoriedade ao problema.


8 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Com 60 anos de história, a fundação World Press Photo (site) premia as melhores fotografias jornalísticas do mundo. Divulgada recentemente, a seleção de imagens feitas em 2015 que receberam o prêmio traz uma foto inquietante dos bastidores de um circo.

A imagem captada pelo fotógrafo chinês Yongzhi Chu mostra um macaco típico do continente asiático acorrentado a uma bicicleta. Encolhido junto a uma parede e sem ter como se defender, o animal olha fixamente para o seu treinador, sabendo o que vem na sequência. O homem, que não foi identificado na foto, segura um bastão com uma corda na ponta. A foto ficou em primeiro lugar na categoria “Natureza”.

O uso de animais em circos é bastante popular na China, embora ano a ano os chineses que são contra a prática tenham aumentado sua voz por meio de ONGs de proteção aos animais. A utilização de violência física no adestramento dos animais que se apresentam no picadeiro também é comum e de conhecimento público.

Após anos de pressão dos que acham cruel esse tipo de atividade, o governo chinês proibiu a prática, mas a maioria dos domadores simplesmente ignora a regra. Alguns alegam desconhecer a proibição e dizem que não pretendem parar.

A foto em questão foi tirada na cidade de Suzhou e a administração pública local diz que quer incentivar números alternativos aos de animais nos circos.

A fiscalização desses estabelecimentos, no entanto, parece não ser uma das prioridade do governo chinês.

Abrir a foto em tamanho grande

8 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: