- visualizações

Grão-de-bico: defensor do coração, afasta o diabetes e a depressão


61 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Do Viva3Idade | Pertencente ao grupo das leguminosas, parente do feijão e da lentilha, é o mais rico do ponto de vista nutricional. O grão-de-bico concentra grande quantidade de nutrientes que protegem o coração. Apesar de ser pouco consumido entre a população, o grão é fonte de fibras, minerais (como o fósforo, potássio, zinco, manganês e cálcio), vitaminas do complexo B e ácido fólico. Possuí também Ômega 3 e 6 que estão relacionados a diminuição do índice de gorduras no sangue e na prevenção de doenças cardiovasculares como derrames e infartes.

A presença das fibras auxiliam na redução do colesterol total e do LDL (colesterol ruim). Essas fibras, em sua maioria solúvel em água, diminuem a absorção do açúcar e também da gordura, “ligando-se” a estes compostos e eliminando-os nas fezes.

Além de todas as qualidades citadas, o grão-de-bico também é um forte combatente da depressão leve, por ser rico em triptofano, o aminoácido precursor da serotonina, substância conhecida por proporcionar o bem estar.

O mais importante: o grão-de-bico pode ser consumido sem medo, pois não possui restrições alimentares. Para aproveitar melhor os nutrientes, o ideal é consumir de 1 a 2 porções diárias (sendo uma porção equivalente a 2 colheres de sopa do alimento).

Carina Correia – CRN-3. 26.690
Nutricionista do CIAI – Centro Integrado de Atendimento ao Idoso

61 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: