Marsha, ursa que está em Teresina, no Piauí, será transferida para santuário em São Paulo em breve

- visualizações

Marsha, ursa que está em Teresina, no Piauí, será transferida para santuário em São Paulo em breve

Entenda o caso.


113 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Uma ursa de aproximadamente 33 anos que foi resgatada de maus-tratos em circos está há 7 anos em um zoológico de Teresina, capital do Piauí.

Marsha – como é chamada a ursa – não se adapta bem ao calor e, segundo denúncias de ativistas, sofre muito com as altas temperaturas do Piauí.

Após cerca de um ano e meio de negociações envolvendo diversos profissionais, políticos, artistas e ativistas de São Paulo, Brasília e outros estados, Marsha finalmente será transferida para o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, em Joanópolis, São Paulo.

O santuário há 27 anos faz um trabalho muito conhecido em todo o país especialmente por resgatar e manter grandes felinos, entre outras espécies. O local é rodeado por floresta nativa e tem temperaturas consideravelmente mais baixas do que o Piauí, o que será um grande alívio para Marsha.

Toda a logística de transferência da ursa do Piauí para São Paulo tem envolvido dezenas de profissionais e ativistas. Uma equipe de pelo menos 10 pessoas estará diretamente envolvida acompanhando a ursa do Piauí até São Paulo.

O documento que permite o transporte de Marsha foi conseguido na última quinta-feira (6), véspera de um feriado prolongado.

Imediatamente, a equipe do santuário iniciou todo o processo de encaixar as agendas dos profissionais envolvidos, especialmente a de um médico-veterinário experiente e de confiança do Rancho dos Gnomos que acompanhará tudo de perto.

A Força Aérea Brasileira (FAB) está apoiando o traslado de Marsha disponibilizando um avião de carga e toda sua tripulação. A Porto Seguros, como fez em outros resgates envolvendo o Rancho dos Gnomos, dará todo o apoio logístico por terra (do aeroporto até os locais de saída e de destino). O Instituto Luisa Mell fez uma generosa doação para adaptação de um recinto que servirá como primeira casa de Marsha dentro do Rancho dos Gnomos.

O data do transporte será quinta-feira, dia 20 de setembro. Outros detalhes do transporte de Marsha deverão ser anunciados nos próximos dias. Como é possível imaginar, não é algo que pode ser programado de um dia para outro porque envolve muitas variáveis (pessoas, medicamentos, autorizações, veículos, dinheiro, alimentação, insumos etc) e tudo precisa ser feito da melhor forma para Marsha.

Conversamos na tarde desta terça-feira (11) por mais de uma hora com o pessoal do Rancho dos Gnomos para entender como tudo será feito e podemos garantir que o que há de melhor em transportes complicados de animais será oferecido à Marsha.

Mais notícias sobre este caso em breve aqui no Vista-se.

Abaixo, confira um vídeo da Rede Globo local que mostra algumas imagens da ursa Marsha.

Assista ao vídeo | YouTube

113 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: