- visualizações

Médico vegetariano fala sobre carne na TV


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Há uma polêmica sobre a participação do médico nutrólogo Eric Slywitch (www.alimentacaosemcarne.com.br) no programa Bem Estar, da TV Globo. Ao clicar no link que muitos vegetarianos estão recebendo por e-mail, que leva ao site da Globo (este), a minha primeira reação foi: “Que p%&&a é essa?!” Imagino que tenha sido a reação da maioria dos vegetarianos. Mas, antes de julgar o que parecia óbvio à primeira vista, fiz questão de assistir a toda a participação do Eric no programa (através do mesmo link) para, só depois, tomar partido sobre o caso. Para quem pegou o trem andando, a polêmica, resumidamente, é: Eric, conhecido médico nutrólogo vegetariano estrito e representante da Sociedade Vegetariana Brasileira, foi à TV e disse que carne é saudável. Mas, entre as linhas, há mais pontos.

Para quem realmente quer ter uma opinião segura sobre o caso, é indispensável a análise do vídeo completo, que está no site da Globo (este). Existe um site falso sobre o médico em questão em que os vídeos de sua participação no programa Bem Estar aparecem editados. Texto, fora de contexto, é pretexto.

Em minha opinião, o Dr Eric não foi contra o que ele vem pregando em suas palestras e trabalhos em prol do vegetarianismo. Eu vejo assim:

1. Ele foi convidado a comparecer a um programa de televisão para avaliar pratos que são recomendados pelo Ministério da Saúde.
2. Em momento nenhum ele diz que comer carne é mais saudável que ser vegetariano.
3. Ele admite que, comendo menos carne que o habitual, uma pessoa pode sim ser saudável. Mesmo o mais fervoroso dos veganos há de convir que sim, é possível ser saudável comendo carne. Inclusive é possível ser saudável comendo carne de cachorro, de gato… Ali, ainda, não era a ética o ponto, e sim a questão da saúde.
4. Em momento nenhum ele disse que aqueles eram pratos para vegetarianos.
5. Entendo que ali ele estava dando opções mais saudáveis para quem come carne. Indicar a diminunição do consumo pode ser uma forma de ativismo boa. A Segunda Sem Carne, que a maioria dos vegetarianos apoia, é baseada nisso: a pessoa diminui o consumo, tirando a carne do prato um dia por semana e, aos poucos, vai conhecendo a filosofia vegetariana.
6. Foi a primeria participação do Dr Eric de muitas. O vídeo deixa claro que ele apenas iniciou um trabalho com os participantes. Não dá pra garantir que ele não vá terminar essa série de programas indicando o vegetarianismo para as pessoas através do canal mais assistido do país. Se isso acontecer, será ótimo.

A SVB emitiu uma nota oficial sobre o caso, veja aqui.

O Dr Eric faz muito pela causa vegetariana há anos e não acho prudente julgar o acontecido superficialmente. Há de ter um propósito maior e positivo nisso. Vamos aguardar.

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: