- visualizações

Meu Brasil Brasileiro


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Mais uma vez estou saindo do Brasil, desta vez sem data pra voltar. E cada vez que me aventuro em um país diferente, mais eu percebo quanta coisa nós fazemos aqui, nos viramos como podemos, para ser veganos com orgulho neste país de gente sorridente.

Em países como Estados Unidos, Canadá, países europeus e a Austrália, para onde estou indo em alguns dias, ser vegano nas grandes cidades é literalemente só questão de escolha, para quase tudo há opções veganas, até pizza congelada. Dá pra comprar tofu em quase todos os supermercados por um preço justo, salsichas e carnes vegetais de vários sabores, e muita coisa que facilita o dia a dia de quem não consegue cozinhar tudo sempre.

Dividi minha casa com um alemão vegano por dois meses e fiquei impressionado quando ele disse: “Como é difícil ser vegano aqui no Brasil”. E eu pensava que Curitiba já é um pequeno paraíso vegano, com todas as opções que temos. Afinal, é só olhar a lista de opções disponíveis hoje e comparar com o que tínhamos há três anos atrás, para ter certeza de que estamos ganhando espaço bem rapidamente. E em cada cidade que eu visito no Brasil ou escuto meus amigos veganos contarem, as opções são cada vez mais diversas, sorvete a base de soja e água, hambúrgueres e restaurantes veganos, e principalmente, demonstrações públicas de grupos locais divulgando o respeito pelos animais.

E cada vez que viajo para o exterior e fico maravilhado com as coisas que acontecem lá fora, volto e fico ainda mais orgulhoso dos meus amigos brasileiros, pois apesar de estarmos em passos tímidos no lançamento de produtos alimentícios mais ousados, estamos nos unindo e transformando nosso país verde e amarelo. E bate a saudade de poder me envolver com os grupos locais, de escrever sobre as coisas que aprendo na minha jornada da vida, de conhecer novos veganos e descobrir o que cada um faz para transformar este mundo em um lugar mais justo. Afinal, são vocês, leitores do Vista-se, que todos os dias ajudam a mudar as condições miseráveis que nossa sociedade impões aos animais humanos e não-humanos.

Assim, estou saindo novamente do Brasil para me tornar um pouquinho mais Brasileiro, e voltar sabendo que nenhum de vocês ficou parado, mas fizeram deste canto do mundo um lugar ainda melhor, afinal, o que é sair de um país, quando na verdade, o país estará sempre dentro de nós?

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: