- visualizações

ONU lança 2013 como o Ano Internacional da Quinoa


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Inclua essa incrível fonte de nutrientes na sua alimentação

Por Cassia Moraes | Foi lançado oficialmente na última quarta (20), o Ano Internacional da Quinoa pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. O evento contou com representantes dos países-membros da ONU, do Diretor-Geral da FAO (o brasileiro José Graziano da Silva), do Presidente da Bolívia Evo Morales e da Primeira-Dama do Peru Nadine Heredia, os dois últimos embaixadores oficiais da campanha.

A ideia da comissão-organizadora é promover o consumo da quinoa e divulgá-la como uma alternativa nutritiva para assegurar a segurança alimentar, divulgando as propriedades nutricionais do grão (ex.: única planta do mundo que possui todos os aminoácidos essenciais, livre de glúten, rica em ferro e cálcio, entre outras).

Em um cenário de intensificação das mudanças climáticas, a quinoa surge como uma alternativa pelo seu alto teor protéico, mas também pela sua adaptabilidade a climas mais secos, além do fato de seu cultivo não exigir muita água. A iniciativa do governo boliviano, se bem sucedida, pode ser uma mudança de paradigmas: alternativas vegetais podem começar a se destacar como soluções para a erradicação da fome no mundo, já que a cada ano ficam mais claros os impactos ambientais e a baixa eficiência nutricional do consumo de carne (sobre o tema, vale a pena ler o recente relatório do PNUMA “Our Nutrient World”, veja aqui).

No mundo, cerca de 870 milhões de pessoas estão desnutridas. Enquanto isso, 800 milhões de pessoas* poderiam ser alimentadas com os grãos direcionados à pecuária só nos Estados Unidos.

Dessa forma, da próxima vez que alguém que não faz trabalho voluntário nem no asilo da esquina te perguntar o que você faz pelas crianças da África, responda: não como carne, e você deveria fazer o mesmo!

Receita

Aprenda a preparar um delicioso hambúrguer de quinoa, clique aqui.

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: