Para onde vai tanta soja? O hambúrguer vegetariano não é o culpado pela devastação da Amazônia.
74 pessoas agradeceram por este conteúdo.
O mundo tem mais animais de pecuária do que pessoas nas cidades. Como você acha que a indústria alimenta estes animais criados apenas pelo lucro da venda de seus corpos?
Nas últimas semanas, uma imagem publicada no Facebook e compartilhada por milhares de pessoas relaciona o consumo de soja pelos vegetarianos e a morte de animais silvestres (veja a imagem). A imagem traz uma visão simplista e não verdadeira da questão da soja no Brasil. Uma observação: o produto mostrado na imagem não é vegano, tem clara de ovo em sua composição. Este texto não é para defender o produto e sim para criticar a incoerência das informações passadas na imagem publicada na rede social.
Tenha uma certeza: o Brasil não produz tanta soja porque há muitas pessoas consumindo hambúrguer de soja por aí.
O Brasil é o maior produtor de soja do mundo. Na safra 2012/2013 foram 81,5 milhões de toneladas do grão. Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o país faturou mais de 50 bilhões de reais com exportações de soja (veja aqui).
A monocultura da soja existe porque este é um dos principais alimentos utilizados para engordar animais considerados de consumo como bois e porcos. A soja é utilizada no Brasil como parte da ração dada para complementar a alimentação dos animais que são criados no pasto e como um dos principais alimentos dos animais criados de forma intensiva, como é o caso dos porcos. Porém, mais de dois terços da soja produzida no Brasil não são utilizados aqui.
Países da União Europeia e asiáticos, principalmente a China, importam milhões de toneladas da soja produzida no Brasil para alimentar os animais confinados por lá. Imagine bilhões de animais em barracões abarrotados pelo mundo. O que eles comem? Soja brasileira, entre outros grãos. O custo da soja brasileira não inclui a devastação das florestas, o uso da água ou os animais silvestres mortos, por isso, para países europeus e asiáticos compensa mais importar a nossa soja do que produzir por lá. Literalmente, o Brasil é usado como quintal de outros países.
Assim, quem mais contribui para a morte dos animais mostrados na imagem publicada no Facebook é quem consome carne, leite, queijo etc e incentiva a pecuária, uma das atividades humanas mais nocivas ao meio ambiente. Se você come um bife de boi ou um pedaço de queijo, além de matar o boi e a vaca (sim, elas são mortas quando não produzem mais a quantidade de leite desejada!), está incentivando a monocultura da soja que devasta nossas florestas e mata também animais silvestres. É importante enfatizar também que a alimentação vegetariana não precisa de soja, temos milhares de outras opções. Quando você optar por consumir soja, certifique-se de comprar soja orgânica, o que diminui drasticamente as chances de ser um produto que degrada o meio ambiente.
Para entender ainda melhor a ligação entre o consumo de carne e o plantio da soja, assista ao vídeo de 6 minutos da ONG norte-americana Brighter Green.
Assista ao documentário (6 min., áudio: português) | Youtube | Baixar (link direto, .avi, 70mb)
Publicidade:
74 pessoas agradeceram por este conteúdo.
Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)
Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)
Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter