- visualizações

Que medo é esse, Brasil?


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


por Anderson Santos
Estou ouvindo falarem bastante sobre vegetarianismo e veganismo na mídia ultimamente, mas também estou vendo a mídia colocar muito medo, fato que mais me preocupa que alegra, como na matéria da Rede Globo, publicada aqui no Vista-se.

Quando se discute vegetarianismo nos EUA e em outros países, não se coloca medo nas pessoas, mas apoiam a causa de respeito pelos animais, pela saúde, pela educação alimentar correta. E no caso dos EUA, existe até um comitê médico para tratar desse assunto com todo o argumento necessário para desbancar falácias na mídia, o Comitê de Médicos pela Medicina Responsável, que trabalha em diversos órgãos públicos e privados, além de lidar com a população em geral, para educar e promover a dieta vegana de forma consciente e responsável e poder argumentar com propriedade os mitos divulgados como na matéria da Globo.

Quando se fala nos problemas gerados pelo consumo de carnes e derivados, temos a CNN, temos o Discovery Channel e seu site vinculado Treehugger, discutindo de maneira consistente, mesmo que não necessariamente promovendo uma dieta 100% vegetariana, a alimentação sem derivados de animais sem colocar o medo irracional no seu público.

Já quando discutem a dieta vegetariana para crianças temos a rede de TV ABC, hospitais, o Governo do Estado de Victoria na Austrália, e sites de nutrição para crianças no Reino Unido, o Jornal Washigton Post,  e vários outros, todos abordando em diversos graus de apoio à dieta, mas nunca colocando como um risco tão grave como que a mídia brasileira divulga, onde nossa mídia tem a intenção de não incentivar tal decisão.

E quando falamos de veganismo e sofrimento animal, ao contrário de nossa rede que apoia o tratamento “humanitário” que supostamente as fazendas legais possuem com os animais, redes de TV como a CNN, graças ao trabalho de ongs como a Mercy for Animals, tratam desse assunto com a importância que lhe é exigida e dão abertura para que pessoas como Nathan Runkle possam dizer em rede pública “E se os consumidores quiserem realmente uma alimentação compassiva, tornem-se veganos”.

E diversos órgãos já disseram que uma dieta vegana é saudável como Associação Dietética Americana e a Academia Americana de Pediatria.

Por isso, meus amigos, pergunto:

Que medo é esse, Brasil?

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: