- visualizações

SP: Palestra sobre ambientalismo e veganismo movimentou espaço Matilha Cultural


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Palestra “Ética Animal e Questões Ambientais: diálogos e conflitos” gerou conhecimento e debate em São Paulo

Ao contrário do que provavelmente pensava boa parte do público que compareceu ontem ao espaço Matilha Cultural, a palestra conduzida pelo geógrafo Dennis Zagha Bluwol não se baseou em problemas ambientais e em dadaos sobre o impacto da pecuária sobre o meio ambiente. Os dados foram citados e considerados importantes pelo palestrante, mas Dennis fez questão de enfatizar várias vezes que o mote de seu discurso é a questão animal. Em sua opinião, todos os números usados por veganos para falar sobre ambientalismo podem ser combatidos facilmente se o fundo do diálogo não for ética.

Como exemplo, Dennis comentou que o problema da emissão de gases do efeito estufa poderia ser facilmente resolvido com tecnologia e mais crueldade: confinar os animais em uma edificação lacrada onde todos os gases produzidos poderiam ser convertidos em energia e assim a pecuária não seria mais vilã ambiental.

Um debate que beirou a discussão

Após a palestra do geógrafo, iniciou-se um período de debate onde quase todos da plateia participaram. Os ânimos, em certos momentos, ficaram bem exaltados e a discussão continuou por, aproximadamente, 1 hora. Alguns dos presentes consideraram os temas abordados pelo palestrante como “elitistas”, outros concordaram com as palavras de Dennis. O debate entre os presentes beirou a discussão em alguns momentos e foi preciso a intervenção da equipe do movimento “Mude O Mundo” – organizadora do evento – para que a conversa voltasse a ter um tom amigável.

E quem disse que todo mundo precisa concordar?

No geral, foi uma boa chance de conhecer diferentes pontos de vista e de agregar mais conhecimento sobre o veganismo e a causa ambiental. A sensação que provavelmente ficou para as cerca de 25 pessoas que compareceram ao evento foi de que é preciso continuar aprendendo, sempre.

As intervenções do projeto Mundo o Mundo continuarão nas próximas semanas e contarão com shows, palestras e ações artísticas. O ViSta-se apoia essa idea.

O Lançamento oficial do movimento será sábado, 23 de junho, no Parque da Independência, em São Paulo.

Festa de Lançamento do Movimento Mude o Mundo: Comece por Você!

Data: 23 de junho
Local: Parque da independência
Horário: 11h às 18h

Programação Cultural:

11h – Técnicas de desenvolvimento Pessoal (Método DeROSE )
12h – Encontro de Slack Line

Ao longo do dia teremos intervenções artísticas com o Ronah, Rage art, companhias de dança, oficinas de estêncil, intervenção “colorindo o mundo com a terra” e diversas intervenções espontâneas. Presença de grupos engajados, como S.O.S. Mata Atlântica, Greenpeace, Grupo de proteção aos tubarões e muito mais!

Line:
12h40 Show Guizado Selvagem e M.Takara
13h30 Dj Lenny (It’s Showtime)
14h30 Dj Johnny Cruz (Voyage Inc.)
15h30 Dj Victor Rizzo (Salada Cartel\Mude o Mundo)
17h Dj Vanessa Porto (Beco/Astronete)

Participe! Compareça! Divulgue!

Traga seus amigos, cachorros e sua arte. Vamos espalhar a mensagem da importância de cada indivíduo na construção de uma sociedade melhor.

Você pode colaborar ativamente na produção e realização das intervenções.

Entre em contato: comunica@arte108.com
mudeomundocomeceporvoce.org #mudeomundo

Mude o Mundo, comece por você.

Perfil no Facebook | www.mudeomundocomeceporvoce.org

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: