SVB refuta matéria da revista Época Negócios que afirma que o veganismo não é sustentável

- visualizações

SVB refuta matéria da revista Época Negócios que afirma que o veganismo não é sustentável

Entenda o caso.


362 pessoas agradeceram por este conteúdo.


A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), por meio de seu Departamento de Meio Ambiente, refutou uma matéria publicada nessa quarta-feira (8) no portal da revista Época Negócios.

O título da matéria já mostra que a jornalista que assina o texto, Micaela dos Santos, não compreende bem sobre o que está prestes a dissertar: “Veganismo é o hábito alimentar menos sustentável, diz estudo” – diz o título. Veganismo é uma filosofia de vida, e não um hábito alimentar.

Em estudos científicos, é comum o uso da expressão “vegan diet” (dieta vegana) para apontar uma alimentação sem nada de origem animal. Mas o nome da filosofia de vida adotada pelos veganos, “veganismo”, nunca é utilizado para definir dieta ou hábito alimentar, pois ele engloba muito mais do que a alimentação.

Mas o erro mais grave publicado pela revista Época Negócios está mesmo no corpo da matéria. Segundo análise da SVB, a Época Negócios divulgou exatamente o contrário do que o estudo concluiu.

A matéria da Época Negócios afirma que o estudo, publicado originalmente em 2016 e ressuscitado agora pela revista, afirma que “ingerir pequenas porções de carne e leite é melhor do que não consumir nenhuma”.

Na verdade, o estudo diz que essa afirmação estaria correta apenas em um cenário fictício em que toda a área de pastos dos Estados Unidos fosse absolutamente infértil para plantações de vegetais.

Ainda segundo a SVB, o estudo afirma que, considerando o cenário real, a dieta sem nenhum ingrediente de origem animal é mais eficiente, mais sustentável.

Você pode ler integralmente as conclusões da SVB em relação à matéria da revista Época Negócios no site oficial da ONG (veja aqui).

Apenas para citar dois importantes e recentes estudos sobre o tema, em junho deste ano a conceituada Universidade de Oxford, da Inglaterra, emitiu um documento afirmando que a alimentação utilizada pelos veganos é a mais eficiente para proteger o meio ambiente (veja aqui).

Em julho, o jornal britânico The Independent destacou um outro estudo que mostra que a produção de carne e leite polui mais do que a produção de petróleo (veja aqui).

362 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: