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Hellmann’s ganha selo vegano em sua maionese sem nada animal, mesmo pertencendo à Unilever

A Unilever testa em animais. Participe da enquete no fim da matéria.


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A mais famosa lista de empresas que testam em animais é a da ONG norte-americana PETA. E lá está a multinacional Unilever em destaque (confira aqui, em inglês). A consulta à lista, no entanto, é apenas por garantia, já que é sabido em todo o mundo que a Unilever tortura animais e não há sinais de que isso terá um fim tão cedo.

A história da marca de maionese mais famosa do mundo com os veganos começou em novembro de 2014, quando a Hellmann’s (que pertence à Unilever) processou uma marca de maionese vegana (relembre aqui). A alegação era de que nenhum produto que não contenha ovos poderia ser vendido dando a entender que é maionese. A marca vegana Just Mayo ganhou a ação e continua vendendo muito bem nos Estados Unidos até hoje.

Em fevereiro de 2016, a Unilever surpreendeu a todos com o lançamento – adivinhe só – de um creme tipo maionese sem nada de origem animal. Sim, uma Hellmann’s sem ovos, exatamente o tipo de produto que eles processaram e disseram que não poderia existir (relembre aqui). O produto é feito à base de óleo de soja e amido.

Agora, dois anos depois da história começar, uma nova e polêmica surpresa: a Hellmann’s sem nada de origem animal ganhou um selo vegano da instituição sem fins lucrativos Vegan Action, que tem a certificação vegana mais famosa do mundo (veja aqui, em inglês). É o mesmo selo que vem nos produtos da empresa brasileira Surya Brasil, por exemplo.

Segundo o site da Vegan Action, eles focam em certificar produtos individualmente e nunca dão o selo para empresas inteiras, restaurantes ou cardápios (confira aqui, em inglês). Eles certificam apenas produtos de forma isolada e isso explica o fato de concederem a chancela vegana mais respeitada do mundo a uma empresa que sabidamente testa em animais.

Mas acontece que muitos veganos não admitem que um produto de uma empresa que testa em animais possa ser chamado de vegano, mesmo não tendo nada de origem animal em sua fórmula.

Para outros, no entanto, o que importa é não consumir nada de origem animal e incentivar as empresas a aumentar a quantidade esse tipo de produto nas prateleiras.

Para esse segundo grupo, quanto mais opções sem nada animal no mercado, menos animais sofrerão. Para o primeiro grupo, porém, o boicote às empresas que testam em animais é a única forma de fazê-las parar com a prática.

O fato é que a maionese Hellmann’s com o selo vegano e com a palavra “vegan” estampada na frente da embalagem já está à venda nos Estados Unidos e no Canadá e já é possível ver o produto no site oficial da marca (veja aqui, em inglês).

Participe da enquete abaixo e nos ajude a entender como pensa o consumidor brasileiro.

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