CONAR abre processo ético contra propaganda das carnes Friboi, que pode sair do ar

- visualizações

CONAR abre processo ético contra propaganda das carnes Friboi, que pode sair do ar


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


1

Pergunta se é mesmo essencial a quem saiba, antes de afirmar.

Estrelada pelo ator Tony Ramos, a campanha milionária “Pergunta se é Friboi”, realizada atualmente pela agência de publicidade Lew’Lara\TBWA, tomou os maiores meios de comunicação do Brasil nos últimos meses. Em um dos filmes publicitários, chamado “Pergunta se é Friboi – Rio de Janeiro”, a nutricionista Roberta Labarinhas Stuart Ferreira (CRN4 04101181) afirma o seguinte:

“Carne é essencial, é proteína. Tem que ser inspecionada, tem que ser de confiança. Sou nutricionista, Tony. Minha função é essa: orientar sobre os cuidados com a alimentação.” – diz Roberta no vídeo.

A profissional, que atua no Rio de Janeiro sob o nome de Roberta Stuart (site) no dia a dia mas, no filme publicitário, optou por colocar apenas Roberta Ferreira, cometeu um erro grave. A mais respeitada entidade de nutrição do mundo, a Associação Dietética Americana (ADA), reconhece há anos que a alimentação sem carne ou qualquer outro produto de origem animal é plenamente possível e até indicada em alguns casos. No Brasil, o CRN3 também já emitiu um parecer oficial sobre o assunto (veja aqui).

Desta forma, a afirmação da nutricionista é falsa, errada, mentirosa. Carne não é essencial ao ser humano. Diante disto, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) acionou o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) sobre o caso no mês de novembro (veja aqui). Depois de saber do caso através da SVB, o Vista-se também enviou uma denúncia ao CONAR para reforçar o pleito.

Na tarde desta quinta-feira (5), o CONAR nos enviou um e-mail informando que a entidade instaurou um processo ético (Nº 317/13) que será julgado nas próximas semanas. Por telefone na manhã desta sexta-feira (6), a secretaria do CONAR informou que, se condenada, a Friboi pode ser obrigada a retirar o anúncio citado de todos os veículos onde ele está sendo exibido, incluindo a TV.

Qualquer consumidor que se sentir enganado pela propaganda da Friboi (ou qualquer outra) pode abrir uma reclamação no site da instituição: www.conar.org.br.

3

2

Publicidade:

c


Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade:

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.