- visualizações

Engenheiro holandês pretende iniciar uma colônia humana em Marte com alimentação vegana


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


O Mars One quer colocar 4 pessoas em Marte daqui dez anos

A ideia do engenheiro holandês Bas Lansdorp é, no mínimo, audaciosa. Junto à equipe do projeto Mars One (www.mars-one.com), Bas quer iniciar uma colônia terreste em Marte em 2023, 7 anos antes da missão que a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) pretende realizar para o planeta vermelho.

Em 2023, devem aterrissar no inóspito planeta os primeiros 4 astronautas terráqueos. Já em 2013, a Mars One pretende começar a escolha destas pessoas. Em uma recente entrevista à TV, Bas afirmou que estas 4 pessoas serão cuidadosamente selecionadas, devem ser “as melhores das melhores”, segundo palavras dele. De dois em dois anos, devem chegar mais grupos de 4 pessoas.

No início da mesma entrevista, o apresentador foi enfático: “você é louco?!”. Sorrindo, o engenheiro holandês admitiu que é preciso ser um pouco louco para levar à frente um projeto assim, mas que a equipe está trabalhando seriamente nisto desde janeiro de 2011.

Vídeo de apresentação do projeto | Youtube

Um Big Brother espacial com passagem só de ida

Uma das muitas curiosidades do projeto é a forma que os organizadores encontraram para o financiamento dele. “Será um grande Big Brother, o maior evento midiático já visto.”, é assim que eles definem o Mars One. Com a audiência e a publicidade, eles pretendem conseguir patrocinadores para custear tudo que for necessário. O Mars One não tem nenhuma ligação com governos e todo o dinheiro necessário virá de merchandising, doações e patrocínio de empresas.

Outro ponto que tem gerado polêmica no projeto de Bas é o fato da viagem ser só de ida. Os astronautas não voltarão à Terra e toda sua vida (ou tentativa de) no planeta vermelho será transmitida para bilhões de pessoas na Terra.

A sustentabilidade alimentar do projeto

Assim como a NASA (veja aqui), o projeto Mars One já definiu como será a alimentação dos primeiros moradores humanos em Marte: vegana. Seria absolutamente inviável manter uma dieta à base de produtos animais em Marte, assim como é hoje, do ponto de vista ambiental, na Terra.

Segundo o site do Mars One, serão utilizados inicialmente 50 metros quadrados de área para cultivo de plantas comestíveis com técnicas com a hidroponia e o crescimento acelerado com a ajuda de luzes led. A produção será o bastante para alimentar até 12 pessoas e, se tudo der certo, deve ser expandida com o passar dos anos.

A partir de 2016, enquanto o Rio de Janeiro sedia as Olimpíadas, a equipe da Mars One lançará os primeiros suprimentos para Marte. Já em outubro de 2016, deve pousar no solo avermelhado uma nave com painés de energia solar e partes metálicas para a construção da colônia, segundo os planos de Bas (veja aqui).

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: