- visualizações

Filósofo brasileiro com pós-doutorado publica texto ignorante sobre a causa animal


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Ignorância proposital ou uma genuína falta de conhecimento?

Por Fabio Chaves, fundador e infoativista do Vista-se | Enquanto milhões de pessoas no mundo todo olham de forma preocupada para a questão dos animais – especialmente aqueles considerados de consumo -, o filósofo recifense Luiz Pondé chama os defensores dos animais de praticantes de uma “seita verde” e de pessoas que têm “problemas psicológicos” em seu texto intitulado “A ética das baratas” (link).

Reacionário que não faz a mínima questão de esconder isso, Pondé é sempre polêmico ao expressar suas opiniões, mas foi especialmente preconceituoso e raso ao escrever sobre as pessoas que levam a sério os Direitos dos Animais. Chegando à falta de respeito, o pensador usou pejorativamente a expressão “hippies velhos” para definir aqueles que se recusam a usar sapatos feitos com peles de animais. Para Pondé, o veganismo (embora ele não tenha usado este termo em seu texto), é uma “mania adolescente” que tende a passar com a idade.

Ignorando completamente os processos de inseminação artificial que leva a indústria da carne a multiplicar aos bilhões os bovinos, Pondé disse que “se não comermos os bois e as vacas, eles vão fazer uma manifestação na Paulista pedindo direito a pastos de graça (‘os sem-pastos’) para garantir a sobrevivência de seus milhões de cidadãos bovinos.”

No nível mais baixo de sua peça, publicada na manhã desta segunda-feira (16) na Folha de S. Paulo, Pondé comparou o sofrimento dos animais ao suposto sofrimento de uma alface. Esta questão já teve uma resposta desenhada no hotsite www.vista-se.com.br/plantas.

A opinião de Luiz Pondé é tão crua, tosca e sem embasamento que não mereceria ser citada ou respondida. Porém, é importante fazer um contraponto para o caso de alguém ficar em dúvida e levar em consideração o texto do filósofo-reacionário.

É lamentável que tenhamos mentes tão pequenas opinando em meios de comunicação tão grandes.

Abaixo, a reprodução do texto na íntegra:

1

Publicidade:

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: