- visualizações

Garotinho dá show no Fantástico falando sobre a ligação entre a pecuária e a falta de água

E ele só tem 8 anos.


1 pessoa agradeceu por este conteúdo.


Em um dos quadros do programa Fantástico, da Rede Globo, o apresentador Tadeu Schmidt conversa com crianças sobre assuntos sérios que normalmente só adultos falam a respeito. O tema da noite deste domingo (1) foi a crise hídrica, que afeta principalmente a região sudeste (assista aqui).

Indagadas sobre o porquê de estar faltando água no mundo, a maioria das crianças respondeu da forma esperada, que é preciso economizar água, que sem água vamos todos morrer e por aí vai. Mas um garotinho de 8 anos chamado João Rudge, o mais novo da mesa, soltou essa frase: “É por causa da pecuária porque eles usam muita, muita, muita água para fazer ração para dar para o boi para ele ficar gordo e quando cortar dar muita carne.” – disse.

O apresentador rebateu: “Eu não sabia disso. Como é que você conseguiu essa informação?” – disse. “Da internet.” – respondeu João.

Não bastasse esta afirmação correta sobre o mal da pecuária para o meio ambiente, João continuou: “Quando as nuvens passam pela floresta Amazônica, elas pegam umidade das árvores e quando chega aqui chove. E porque estão cortando tudo, desmatando, não está pegando tanta umidade para chover aqui.” – arrematou o menino.

Tudo que João falou está correto e foi publicado pelo pesquisador Antonio Donato Nobre, do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia). Em outubro de 2014, fizemos uma matéria aqui no Vista-se com um infográfico simplificado que explica como o processo funciona (veja aqui).

As monoculturas de grãos como a soja que tomam conta de boa parte do território brasileiro degradam nosso meio ambiente e são exportadas para ração de animais considerados de consumo. Assim, plantações de soja, milho são grandes utilizadoras de água potável, mas não alimentam pessoas. Para cada quilo de carne gerado, gastou-se pelo menos 7 quilos de vegetais que poderiam servir para alimentar pessoas.

A conta não fecha: no formato atual de produção de alimentos, precisamos produzir muito mais do que a população mundial necessita, já que a maior parte doq ue é produzido vai para as fazendas de animais. Se todos fossem veganos, os recursos necessários para alimentar a população seriam muito menores. Logo, o impacto ao meio ambiente também seria menor. Se derrubamos florestas para colocar gado ou os grãos que o gado vai comer em forma de ração, estamos acabando com nossos recursos, inclusive os hídricos.

Quando o apresentador do Fantástico perguntou se ele tinha aprendido isso em uma matéria do próprio programa, João apenas balançou a cabeça em negativa. Reafirmando, portanto, que faz pesquisas na internet sobre o assunto.

João é um exemplo de como as crianças estão cada vez mais interessadas em Direitos Animais e ambientalismo e estão buscando a informação, o que é muito positivo. Já não dependem da escola, elas vão atrás do que precisam saber.

1 pessoa agradeceu por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: