- visualizações

Questionada sobre documento que comprovaria que a empresa faz testes em animais, Ypê reafirma que não realiza tais testes e esclarece documentação


29 pessoas agradeceram por este conteúdo.


1

Nos últimos dias, o tema da experimentação animal ganhou força e a sociedade tem questionado ainda mais quais são as empresas que testam seus produtos em animais. 

A Química Amparo, empresa brasileira dona da conhecida marca de produtos de limpeza Ypê, teve seu nome envolvido nesta questão fortemente nas últimas horas, através das redes sociais.

Recebemos algumas mensagens informando que a Ypê estaria realizando testes em animais e omitindo isso de seus consumidores. Para aumentar a dúvida, tivemos acesso a um documento que está online no site da própria empresa (veja aqui) que traz resultados de testes realizados em ratos e coelhos. O teste citado no documento é o DL 50 (Dose Letal 50%), que determina qual a concentração de uma determinada substância é suficiente para matar 50% da população de uma determina espécie destinada ao estudo.

Entramos em contato com a Ypê por telefone na manhã desta sexta-feira (8) para saber qual a posição da empresa sobre as dúvidas levantadas e, principalmente, sobre o documento. Já sabíamos que a empresa afirma em seu site que nenhum de seus produtos passa por testes em animais (veja aqui), mas queríamos expor a questão do documento encontrado.

A Ypê esclareceu que o princípio ativo do produto “Limpa Limo Ypê Cloro Ativo” é o Hipoclorito de Sódio. Qualquer produto que tenha este princípio ativo precisa, por regulamentação da ANVISA, ter especificado em sua documentação alguns detalhes que outros produtos não necessitam. A dosagem letal (DL 50) é um dos itens obrigatórios, porém, segundo a empresa, os números expressos no documento que constam em seu site são fruto de literatura química, são dados de domínio público e não de testes realizados ou contratados pela empresa.

Analisamos a fundo o documento e, de fato, os números que aparecem no documento da Ypê são idênticos a um documento publicado no site das Faculdades Oswaldo Cruz (veja aqui). Analisamos também a DL 50 descrita em documentos de diversas outras empresas químicas e os números são sempre os mesmos, o que nos leva a concluir que, de fato, parece ser um número de conhecimento público e não um resultado de testes realizados recentemente.

Assim, até o presente momento, nos parece sensato acreditar que a Ypê está falando a verdade e que não testa em animais.

Publicidade:

5

29 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: