- visualizações

SP: Alunos da USP promovem entrega de sopa vegana na Sé


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


A polêmica sobre a proibição de distribuição de alimentos a moradores de rua

Aconteceu nesta sexta-feira (7) uma manifestação com centenas de pessoas no centro de São Paulo. O evento foi uma resposta às últimas declarações do secretário municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, que afirmou que entidades que distribuírem comida aos moradores de rua serão punidas. Segundo Ortega, a medida é necessária para que os moradores procurem os abrigos da prefeitura e não fiquem espalhadados pela cidade.

No entanto, as ONGs rebatem dizendo que não há abrigos para todos e que caridade não pode ser considerada crime.

Com utensilhos reciclados e panelas emprestadas, eles conseguiram entregar mais de 200 refeições sem gastar nada

Em meio às muitas ONGs que distribuíram alimento, estava um pequeno grupo de alunos e ex-alunos da USP. Com criatividade e apenas com o dinheiro do ôninbus, eles distribuíram mais de 200 refeições veganas e falaram sobre o motivo pelo qual a sopa não tinha nenhum ingrediente de origem animal.

Além de conversar pessoalmente com quem se interessava pelo assunto, os jovens falaram ao megafone e distribuíram folhetos sobre direitos animais (inclusive humano) aos presentes. Confira o conteúdo do folheto no final desta matéria.

Para conseguir os alimentos para o preparo da sopa, os jovens foram até o CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e conseguiram alimentos que não seriam vendidos. Todos os ingredientes da sopa foram, portanto, conseguidos de graça, com exceção do macarrão, que foi doado pelos moradores do Conjunto Residencial da USP (CRUSP).

Até o panelão utilizado para fazer a sopa foi emprestado. Desta vez, quem colaborou foi o SINTUSP – Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo.

As refeições foram servidas em utensilhos feitos de garrafa PET. Para a confecção das cuias, o grupo foi até locais de reciclagem, conseguiram algumas garrafas de plástico e, após higienização, fizeram os recipientes.

Na sua cidade não acontece este tipo de coisa? Faça acontecer!

Criatividade e mãos à obra, um belo exemplo vindo da USP.

Saiba mais sobre o grupo. | Fale com Fábio Pacheco, um dos organizadores.

Abaixo, réplica do folheto distribído na manifestação:

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: