SVB certifica produto da Unilever e reacende debate: boicotar empresas que testam faz sentido?

- visualizações

SVB certifica produto da Unilever e reacende debate: boicotar empresas que testam faz sentido?

Participe da enquete no fim da matéria.


218 pessoas agradeceram por este conteúdo.


A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) concedeu uma certificação que afirma que a versão sem nenhum ingrediente de origem animal da maionese Hellmann’s é vegana. O selo que aparece na frente das novas embalagens do produto faz parte do Selo Vegano, braço da SVB para certificações.

A Unilever é uma multinacional conhecida no meio vegano por testar em animais e isso ainda não mudou. Por isso, há um grupo de veganos que não concorda que qualquer produto da Unilever deva ser considerado vegano.

A lógica aplicada pela SVB para considerar um produto da Unilever como vegano é a de que é preciso considerar o item isoladamente, não a empresa como um todo. Nessa linha de raciocínio, se o produto não tem nada de origem animal e também não foi testado em animais, ele pode ser considerado vegano.

Não é apenas a SVB que aplica esse tipo de critério na hora de conceder uma certificação vegana. Muito pelo contrário, o que se vê mundo afora é que essa é a forma padrão de pensamento do movimento vegano.

A ONG norte-americana PETA, uma das mais antigas instituições veganas do mundo, concedeu recentemente um selo “cruelty free” para a marca Dove, que também pertence à Unilever. O selo refere-se apenas ao fato de que a marca Dove parou de testar em animais, mesmo a Unilever testando em animais em outras marcas de seu portfólio. O mais curioso nesse caso específico da Dove é que os produtos continuam tendo ingredientes de origem animal. O “cruelty free” na embalagem é apenas para dizer que não há testes em animais naquele produto (veja aqui), não significa que os produtos da Dove são veganos.

No site de busca de empresas da PETA é possível encontrar mais de dez citações de marcas que pertencem à Unilever sendo apontadas como “cruelty free”. Algumas, além de “cruelty free”, são apresentadas pela PETA como veganas (veja aqui).

A marca de sorvetes Ben & Jerry’s, também da Unilever, recebeu a certificação da Vegan.org em julho de 2018, um dos selos veganos mais reconhecidos do mundo (relembre aqui).

A própria The Vegan Society, da Inglaterra, a sociedade vegana mais antiga do mundo e que cunhou o termo “vegan” em 1944, tem produtos da Unilever em sua lista de produtos certificados como veganos (veja aqui).

Até mesmo o professor norte-americano Gary Francione, muito citado como uma das mais confiáveis fontes de material vegano abolicionista, apoia o consumo de produtos sem nada animal e não testados em animais de empresas como Unilever e Nestlé. Ele falou sobre isso em um vídeo (veja aqui) e também em sua conta no Instagram (veja aqui).

Procuramos a SVB para entender quais critérios eles usam para ter certeza de que a Unilever não faz testes em animais nos ingredientes da nova Hellmann’s com selo vegano.

“A SVB tem um dos processos de certificação vegana mais criteriosos do mundo. Nós avaliamos tudo o que leva até o produto em questão. No caso da Hellmann’s, por exemplo, foram meses de análise até que o produto fosse aprovado.

Nós fazemos todo o rastreio e exigimos a documentação não apenas do produto finalizado, mas também dos ingredientes. Os critérios do Selo Vegano incluem a ausência de testes em toda a cadeia daquele produto, além, claro, da ausência de produtos de origem animal na composição ou no processo de fabricação. Isso vale tanto para cosméticos, quanto para alimentos, produtos de limpeza e até vestuário.

Levamos muito a sério o rastreio completo dos testes em animais em toda a cadeia de fornecimento daquele produto a ser certificado.” – disse Guilherme Carvalho, secretário-executivo da SVB.

Se você é vegano, gostaríamos de saber a sua opinião na enquete abaixo sobre tudo isso. Também use a área de comentários, especialmente se você tem bons argumentos para o boicote total de empresas que testam em animais.

.

218 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: