- visualizações

Conheça algumas marcas nacionais que colocam o seu dinheiro em rodeios


4 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Algumas empresas são velhas patrocinadoras de rodeios, como é o caso da cerveja Brahma, porém, marcas como a Mormaii surpreenderam negativamente.

Brahma, Guaraná Antártica, Sky, Sesi, Mormaii, Tim, Vivo, Postos Ipiranga, Banrisul, Chevrolet e Nova Schin são apenas algumas das grandes marcas brasileiras que patrocinam a crueldade cometida contra animais nos rodeios. As empresas citadas patrocinaram dois dos maiores rodeios do país: a Festa do Peão de Barretos 2013 e o Freio de Ouro 2013.

A competição Freio de Ouro faz parte de uma exposição agropecuária muito famosa no sul do Brasil, a Expointer. Este ano – e por mais uma vez -, ativistas veganos enfrentaram chuva e frio para distribuir folhetos e conscientizar o público do que acontece na feira (leia aqui).

As provas realizadas no rodeio de Barretos são de conhecimento nacional, mas algumas provas realizadas no Freio de Ouro, evento que acontece dentro da Expointer, não são tão famosas assim fora do Rio Grande do Sul.

A prova conhecida como “mangueira”, por exemplo, consiste em o peão, montado em um cavalo, apartar dois novilhos dentro de um pequeno cercado. Assustados, os jovens animais tentam ficam juntos e a prova consiste em separá-los. Na segunda etapa da “mangueira”, apenas um novilho fica no cercado e o cavaleiro, de chicote na mão, tem que “prensar” o animal contra a lateral do cercado (assista a um vídeo explicativo).

Já a “Bayard-Sarmento” é uma prova que consiste em disparar com o cavalo por 40 metros e frear violentamente o animal (assista a um vídeo explicativo).

A terceira prova da competição Freio de Ouro é a “Prova de Campo”. Nela, dois peões a cavalo perseguem um filhote bovino que corre desesperado. Em certo momento, os peões prensam o novilho entre os dois cavalos (assista a um vídeo explicativo).

Jogo para ensinar às crianças as tradições cruéis do rodeio

As empresas Vivo, Postos Ipiranga, Banrisul, Chevrolet e Nova Schin patrocinaram ainda (além do evento) um jogo virtual para crianças imitarem as provas que acontecem na arena. No jogo, que recebeu este ano mais de 50 mil acessos, o internauta é incentivado a realizar os mesmos movimentos dos peões.

Se você usa qualquer serviço das empresas citadas aqui, seu dinheiro está indo diretamente para o fomento deste tipo de atividade que maltrata animais. Com o consumidor está a chave para mudar esta situação. Se as empresas não patrocinarem este tipo de evento, eles diminuem e podem acabar.

Se você é contra rodeios e atividades similares, escreva para pelo menos uma empresa dizendo o porquê de você não consumir mais seus produtos.

4 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: