- visualizações

Dietas por tipo sanguíneo e vegetarianismo


30 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Segundo nutricionista vegetariana, não há nenhuma relação entre o tipo sanguíneo e dificuldades de absorção de nutrientes provenientes de alimentos de origem vegetal

Muito se fala sobre as dietas baseadas em tipos de sangue e também que certos grupos sanguíneos não poderiam ou deveriam ter uma alimentação sem produtos de origem animal, por supostas deficiências de absorção presentes nestas pessoas.

Recentemente, uma matéria assinada pela terapeuta ortomolecular Emília Pinheiro e publicada no site “Educação Física.com.br” chamou nossa atenção. No texto, Emília, que atende em Maringá, afirma que indivíduos com sangue tipo O ou B devem consumir carne para não ter dificuldades em se manter saudáveis. Mais que isso, ela diz que vegetarianos com sangue tipo O ou B podem ter problemas cardiovasculares, ter mais chances de ter diabetes e ter mais facilidade para engordar (leia aqui).

As declarações da terapeuta são tão diferentes dos mais recentes estudos sobre o consumo de produtos de origem animal que pedimos a opinião da nutricionista Ana Ceregatti (CRN 4816) sobre o caso. Ana é especializada em dietas vegetarianas e atende em consultório na cidade de Campinas-SP (mais informações).

Segundo Ana, as declarações da terapeuta ortomolecular Emília Pinheiro são questionáveis. Mais que isso, a nutricionista afirma que qualquer pessoa pode se abster de produtos de origem animal sem danos à saúde, desde que, é claro, tenha uma alimentação balanceada e não baseada em fast food.

Acompanhe abaixo a opinião da nutricionista Ana Ceregatti sobre a matéria do site “Educação Física.com.br”:

“Segundo informações da Pubmed, uma das maiores bibliotecas científicas que temos, o que a terapeuta ortomolecular Emília Pinheiro diz sobre alterações nos níveis da fosfatase alcalina intestinal (FAI) de acordo com o tipo sanguíneo procede, mas não aponta as proteínas animais diretamente.

Os poucos estudos que encontrei falam que os níveis de FAI são mesmo diferentes entre os tipos sanguíneos e que mais estudos são necessários para avaliar o impacto disso na dieta. Daí a afirmar que existe uma relação direta com as proteínas animais existe uma grande diferença.

As proteínas animais são totalmente dispensáveis ao homem e tudo o que precisamos pode ser encontrado em fontes vegetais, sem prejuízo à saúde, desde que a dieta seja bem planejada (ser vegano comendo junk food não dá!).”

30 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: